0

Au Pair

   Au Pair (do francês "ao par" ou "igual") é um programa de intercâmbio onde o intercambista trabalha (remuneradamente) cuidando das crianças de uma família estrangeira em troca de hospedagem e alimentação. Um dos objetivos desse intercâmbio é também estudar no país estrangeiro sendo assim a família anfitriã (host family) irá conceder ao intercambista uma bolsa de estudos (nos Estados Unidos a bolsa é no valor USD 500,00 dólares).
   
    Esses programa existe em diversos países como, por exemplo, na Holanda, França, Inglaterra, Alemanha e Austrália, embora o mais conhecido e procurado seja nos Estados Unidos. Vale lembrar que cada país segue suas legislações específicas referente à remuneração e trabalhos desenvolvidos pela Au Pair.

     Nos Estados Unidos o programa é regulamentado pelo governo americano, ou seja, você possui seus direitos e deveres e é amparado pela lei vigente casa ocorra qualquer coisa que falte com as diretrizes do programa.

     Já na Austrália, o programa é mais conhecido como Demi Pair e é conciliado com um curso de idiomas. O intercambista trabalha menos horas com as crianças (de 4 a 6 horas) e não é remunerado por tal, apenas troca o serviço pela hospedagem e alimentação ficando livre para procurar outro emprego nas horas vagas (cumprindo determinada carga horária).

     Geralmente, o programa é voltado para mulheres (entre 18 e 26 anos) embora tenha algumas agências que permitem a inscrição de homens seguindo alguns critérios específicos. Entre alguns outros requisitos, estão: gostar de crianças e ter experiências com elas, ser solteira e sem filhos, ter inglês intermediário para comunicação, possuir carteira de habilitação e saber dirigir, ter disponibilidade para permanecer 12 meses no país anfitrião (podendo ser estendido também por mais 6, 9 ou 12 meses).
     Por ser um intercâmbio de estudo e trabalho, obviamente você terá que estudar lá também. Além da sua remuneração semanal, você receberá uma bolsa de estudos da sua host family no valor de US$ 500,00 (em outras modalidades como educare e extraordinare o valor pode aumentar ou diminuir um pouco) para custear uma parte dos seus estudos. Você é livre para escolher qualquer curso que tenha afinidade, pode ser fotografia, artes, culinária, idioma ou então alguma área relativa ao seu curso na faculdade.

     Analisando as vantagens podemos dizer que é um dos intercâmbios mais acessíveis para quem pretende passar um tempo fora, trabalhando, estudando, conhecendo novas culturas, viajando e sendo remunerada pelo trabalho. O custo benefício é excelente e, em 1 mês, você já recebe todos os seus investimentos com o programa de volta.

     Há algumas agências bem conhecidas aqui no Brasil que trabalham com o programa Au Pair em parceria com organizações estrangeiras. São elas: a World Study (Au Pair Care), CI (Au Pair Care), STB (Au Pair Care), Experimento (Au Pair in America) e a Cultural Care (Cultural Care Au Pair)
     O valor do programa e o processo variam um pouco de acordo com cada agência. No processo, geralmente envolve-se um teste de inglês e entrevista pessoal, matrícula e começo do preenchimento do application (currículo online), envio de documentação (documentos pessoais, formulários médicos, vacinas, cartas de referência, certificados), fotos, e a produção de um vídeo e carta para as host families. Feito isso, tudo é revisado pelo suporte da agência brasileira e estrangeira e, se aprovado, a participante fica online em um site de busca de au pairs disponível para as famílias estrangeiras.

     Uma vez que a participante encontra-se online ela recebe a visita de famílias no perfil e começa a trocar ligações e e-mails com elas. Um outro jeito para se conhecer melhor é o usar o skype, que permite fazer ligações com voz e vídeo conferência. É importante nessa hora perguntar todo tipo de dúvida que tu tenha referente as crianças, animais de estimação, rotina da família, informações sobre o lugar onde eles moram, datas em que a família precisará da babá e se será disponibilizado carro no tempo livre da au pair para os estudos.

     Quando tanto a família quanto a au pair sentirem afinidade uma com a outra (o "feeling", como é chamado) significa que elas entraram em MATCH. Tudo isso é comunicado a agência e ela se responsabiliza a enviar para a au pair toda documentação relacionada ao visto e passagens aéreas.

      Chegando no país,  a au pair passará por um breve treinamento (1 semana) com outras au pairs do mundo todo e aprenderá coisas como primeiros socorros e números de emergência do país. Feito o treinamento, finalmente ela conhecerá pessoalmente sua host family e irá com ela para a casa. A aventura começa aqui.


     É importante saber que esse é um intercâmbio onde você precisará ser bem madura e responsável, pois lidará com crianças e situações diversas em outro idioma e cultura diferente. Venha positiva e com a mente aberta para aprender e compartilhar suas experiências e garanto que você terá um excelente ano.

Comente com o login do Facebook =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acompanhar o meu blog! =)